Livro “O Voluntariado no Concelho da Maia” foi apresentado

Foto Mário Santos CM Maia

Esta terça-feira, dia 8, foi apresentado o livro “O Voluntariado no Concelho da Maia”, obra que reconhece e celebra o espírito solidário, a dedicação e o impacto transformador do voluntariado na comunidade local.

 

A obra foi lançada no âmbito da preparação para 2026, ano em que a Maia assume o papel de Capital Europeia do Voluntariado.

 

O presidente da Câmara Municipal, Silva Tiago, destacou a importância da publicação, que “constitui um documento importante que, no presente, mas sobretudo no futuro, dará um relevante contributo para a história social da Maia”.

O presidente sublinhou ainda os dados impressionantes do voluntariado local, mencionando o Compromissum, centro que articula a atividade voluntária no concelho: “850 voluntários inscritos, 65 organizações promotoras, 230 oportunidades de voluntariado apoiadas. No total, a Maia conta com mais de 2.000 voluntários, 75 organizações e quase 250 mil horas de voluntariado concretizadas”.

 

Para Silva Tiago, estes números refletem “uma comunidade dotada de uma especial sensibilidade humana.”

A presidente da Associação Pista Mágica e autora do posfácio do livro, Sónia Fernandes, falou com emoção e experiência sobre o percurso do voluntariado na Maia. Recordou desafios, como a demora na criação de uma estrutura formal de voluntariado, mencionando ainda “o papel crucial da pandemia, durante a qual o voluntariado manteve-se ativo e solidário”.

 

Também a vice-presidente da Câmara, evidenciou o carácter coletivo do projeto. Emília Santos sublinhou acima de tudo “a importância da relação humana na governação local”.

O evento terminou com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal da Maia e a Confederação Portuguesa do Voluntariado, reforçando o compromisso institucional para os desafios futuros, nomeadamente a preparação da Maia para a Capital Europeia do Voluntariado em 2026, e a promoção de iniciativas que incentivem cada vez mais pessoas a dedicar-se ao voluntariado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter