Legislativas: Votos de emigrantes dão dois deputados ao PS e outros dois ao PSD

Os votos dos emigrantes nas eleições legislativas deram mais dois deputados ao PS e dois deputados ao PSD, segundo os resultados publicados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

De acordo com a SGMAI, foram 34 consulados apurados e a contagem está terminada. Faltava eleger quatro deputados, que foram agora distribuídos.

O PS teve 37,72% e PSD 28,40% dos votos, enquanto o Chega terminou como terceira força política com 9,86%.

O resultado definitivo da contagem dos votos dos emigrantes nas legislativas de 30 de janeiro pode só ser conhecido na terça-feira, devido a eventuais recursos.

O PS tenciona recorrer junto do Tribunal Constitucional da decisão da mesa da assembleia de apuramento geral de anular os votos recolhidos em mesas que juntaram votos válidos com votos considerados nulos por não virem acompanhados de cópia do cartão de cidadão do eleitor.

O processo fica marcada pela troca de acusações entre PS e PSD sobre se devem ou não ser aceites os votos que não estão acompanhados do documento de identificação. A ministra da Administração Interna visitou o local e admite que é preciso fazer alterações à lei eleitoral.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter