Os líderes das Juventudes Social-Democratas dos concelhos da Maia e de Valongo mostram-se surpreendidos e preocupados com o anúncio da candidatura de José Manuel Ribeiro à Câmara da Maia, em 2025, encabeçando a lista do PS.
Num comunicado conjunto o presidente da Comissão Política da JSD Valongo, André Teixeira, e a presidente da Comissão Política da JSD Maia, Carolina Carvalho, afirma que “é com surpresa e preocupação que assistimos ao anúncio da candidatura do ainda presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, à Câmara Municipal da Maia, a praticamente um ano do término do seu mandato”.
E acrescentam a preocupação: “Esta decisão levanta sérias questões sobre o compromisso e a prioridade dada aos cidadãos que confiaram nele para liderar os destinos de Valongo durante o atual mandato. Ao assumir esta postura, evidencia-se um claro desvio de atenção e foco da gestão autárquica em curso. Os desafios e necessidades dos munícipes de Valongo não podem ser relegados para segundo plano em nome de uma ambição política pessoal.”
Os jovens questionam: “o que será das promessas feitas aos valonguenses, dos projetos ainda por concluir e das respostas urgentes que a população exige e merece?”
André Teixeira e Carolina Carvalho consideram que “este tipo de movimentação política prematura reflete não apenas um desrespeito pelo eleitorado que depositou a sua confiança no atual presidente, mas também uma falta de ética na forma como se encara a gestão pública”.
Pode ainda ler-se no comunicado que os “munícipes de Valongo merecem um líder comprometido e dedicado e os maiatos rejeitam uma alternativa política que não respeite as suas necessidades e recorra a estratégias oportunistas. Por outro lado, sublinhamos que a Maia precisa de projetos concretos e sólidos, baseados em trabalho sério e dedicação exclusiva, e não de uma transição feita com fins meramente estratégicos ou de conveniência.”