O Ginásio Clube Vilacondense (GCV) viveu no passado sábado um dia marcante para a secção de Karate, que juntou o rigor dos exames de graduação ao brilho da Gala comemorativa dos 40 anos de atividade.
Cerca de oitenta karatecas participaram nos exames anuais, realizados no Pavilhão do Parque de Jogos, o que permitiu avaliar o progresso técnico, físico e mental dos atletas ao longo da época desportiva.
Os resultados foram expressivos, com dezenas de novos cintos atribuídos, incluindo uma nova graduação para Cinto Negro 3.º Dan, atribuída a Paulo Castro.
Depois de quatro décadas a formar “campeões e cidadãos”, realizou-se a Gala de aniversário, no Auditório da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde. Durante a cerimónia foram distinguidos:
- Medalhados internacionais, que elevaram o nome do GCV em palcos europeus e mundiais;
- Mestres e dirigentes históricos, pelo legado de dedicação e serviço à modalidade;
- Clubes satélite (GCV Guilhabreu e GCV Rio Mau), pela continuidade e expansão do projeto;
- Entidades parceiras como a Câmara Municipal de Vila do Conde, Junta de Freguesia, Federação Budo Tradicional de Portugal, Centro Português de Karate e a Cooperativa Agrícola.
Um dos momentos mais emotivos foi a homenagem ao Mestre Castro Lopes, figura central na construção da identidade e prestígio do karate vilacondense e nacional.