Jovem de Vila do Conde defende em debate nacional que emergência climática deve ser causa comum

Debate climático (Foto José Tiago Sousa)

 

José Tiago de Sousa, estudante da Faculdade de Economia do Porto, vencedor do Prémio Cidadania Ativa da UP (na vertente humanitária), participou no videocast “O Mundo em Movimento: Ambiente e Ação Climática”, na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Um espaço de debate dedicado à emergência climática.

A conversa reuniu vozes jovens, entre elas Afonso Neves Soares, do movimento Último Recurso, a deputada (da Assembleia da República) Andreia Galvão e a ativista Joana Guerra Tadeu, conhecida como “a Ambientalista Imperfeita”.

Neste debate foi abordada a tripla crise planetária – perda de biodiversidade, alterações climáticas e poluição – e sublinhada a urgência de agir, mas, nas palavras de José Tiago, “de modo informado, mas flexível”.

Sobre o Acordo de Paris, a necessidade de responsabilidade partilhada a nível global e a importância de uma transição ecológica com justiça social, José Tiago defendeu que a resposta à emergência climática exige diálogo entre diferentes setores da sociedade, mobilização de cidadãos e uma abordagem equilibrada que una ação e moderação.

O videocast foi: “um momento de encontro e esperança”, reforçando a ideia de que a crise climática deve ser encarada como uma causa comum. Valorizou também o intercâmbio de experiências com os restantes participantes, destacando o propósito de “cuidar das Pessoas e da sua Casa Comum”, onde justiça climática e justiça social caminham lado a lado. Este programa integra-se no ciclo “O Mundo em Movimento” que é promovido pelo Projeto Desafios Globais para o Desenvolvimento, em parceria com o Clube de Lisboa, a Plataforma para o Crescimento Sustentável, a UAL e a UAL Media. Pretende incentivar jovens, dedicados à causa, a refletir e debater, de modo informado, temas centrais da atualidade internacional, tais como: o ambiente, a governação global, a paz e o desenvolvimento sustentável.

José Tiago de Sousa está agora a fazer um doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no ICS da Universidade de Lisboa.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter