José Tiago de Sousa, estudante da Faculdade de Economia do Porto, vencedor do Prémio Cidadania Ativa da UP (na vertente humanitária), participou no videocast “O Mundo em Movimento: Ambiente e Ação Climática”, na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Um espaço de debate dedicado à emergência climática.
A conversa reuniu vozes jovens, entre elas Afonso Neves Soares, do movimento Último Recurso, a deputada (da Assembleia da República) Andreia Galvão e a ativista Joana Guerra Tadeu, conhecida como “a Ambientalista Imperfeita”.
Neste debate foi abordada a tripla crise planetária – perda de biodiversidade, alterações climáticas e poluição – e sublinhada a urgência de agir, mas, nas palavras de José Tiago, “de modo informado, mas flexível”.
Sobre o Acordo de Paris, a necessidade de responsabilidade partilhada a nível global e a importância de uma transição ecológica com justiça social, José Tiago defendeu que a resposta à emergência climática exige diálogo entre diferentes setores da sociedade, mobilização de cidadãos e uma abordagem equilibrada que una ação e moderação.
O videocast foi: “um momento de encontro e esperança”, reforçando a ideia de que a crise climática deve ser encarada como uma causa comum. Valorizou também o intercâmbio de experiências com os restantes participantes, destacando o propósito de “cuidar das Pessoas e da sua Casa Comum”, onde justiça climática e justiça social caminham lado a lado. Este programa integra-se no ciclo “O Mundo em Movimento” que é promovido pelo Projeto Desafios Globais para o Desenvolvimento, em parceria com o Clube de Lisboa, a Plataforma para o Crescimento Sustentável, a UAL e a UAL Media. Pretende incentivar jovens, dedicados à causa, a refletir e debater, de modo informado, temas centrais da atualidade internacional, tais como: o ambiente, a governação global, a paz e o desenvolvimento sustentável.
José Tiago de Sousa está agora a fazer um doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no ICS da Universidade de Lisboa.