Jogos do Eixo Atlântico com sessão de abertura agendada para dia 4 de julho na Maia

Foto: CMM/Mário Santos

A 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico irá decorrer na Maia, entre 3 e 8 de julho, e será um aperitivo para as Festas do Concelho, que acontecem na semana seguinte.

Os Jogos foram apresentados hoje em conferência de imprensa, na Câmara da Maia, anunciando a participação de 2400 atletas do Norte de Portugal e Galiza, com idade máxima até aos 16 anos. A sessão de abertura, que constituirá um grande evento também de índole cultural e de convívio, decorrerá às 16h00 do dia 4 de julho.

Já estão garantidas para a sessão de abertura as presenças do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Depois do adiamento por um ano por causa da pandemia, estima-se que participem na edição deste ano cerca de 2400 atletas, representativos de 28 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza (16 portugueses e 12 galegos). É o maior número de participantes desde a fundação dos jogos, em 1995, consolidando a marca: “Maia, Cidade do Desporto”.

Os jovens vão competir em cinco modalidades distintas, incluindo desporto adaptado, que se desenvolverão pelos 14 espaços desportivos do concelho da Maia.

Do lado de cá da fronteira, já estão confirmadas delegações da Maia, Matosinhos, Gondomar, Bragança, Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Peso da Régua, Valongo, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Amarante, Guimarães e Póvoa de Varzim.

Tendo em conta a relevância estratégica do evento para a Eurorregião, estiveram presentes na conferência de apresentação, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez Mao, o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, bem como os vereadores do Desporto e das Relações Internacionais, respetivamente, Hernâni Ribeiro e Paulo Ramalho.

Xoan Mao sublinhou que o investimento público nesta realização nunca é dinheiro mal gasto, é sempre dinheiro bem aplicado e tem sempre retorno. Calculando por alto, pois os resultados só poderão ser apurados após o evento, Mao aponta para um retorno na economia local na ordem dos 400 mil euros.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter