Jimmy P e Câmara da Maia alertaram jovens para a violência no namoro

Jimmy P e Câmara da Maia alertaram jovens para a violência no namoro
foto: Angélica Santos

 

“No amor, não há lugar a pressões, chantagem, maldade, traição nem violência, seja ela de qualquer tipo”. Esta foi a mensagem que a Câmara Municipal da Maia quis passar aos jovens, na terça-feira, dia em que se assinalou o Dia dos Namorados.

Para isso, a autarquia levou a efeito uma iniciativa, que se insere no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação “Maia Equal +”, direcionada para as camadas mais jovens da população, ou seja, os alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional das escolas do Município, onde a violência, em particular o cyberbullying e a violência no namoro online, começam a assumir contornos e expressões bastante preocupantes.

“Motivo mais do que suficiente para investir em ações de sensibilização e capacitação dos mais jovens para uma cultura da não violência, acreditando que está a contribuir para a redução do impacto destas problemáticas, bem como para a assimilação de aprendizagens preventivas no combate à violência”, entende a autarquia.

Reconhecendo a capital importância que as figuras mediáticas, como os músicos, assumem na rápida e eficaz transmissão da mensagem, a Câmara Municipal considerou que a realização do espetáculo “O Digital é Real”, no dia dos namorados, com uma temática voltada para a prevenção e sensibilização para o combate ao cyberbullying e violência no namoro online, destinada às escolas e turmas que não tiveram a oportunidade de participar no espetáculo anterior, e que conta com a participação do rapper Jimmy P., era certamente um complemento pedagógico de excelência e que iria ajudar a alcançar a missão a que se propõe de capacitar os jovens para saberem lidar com esta problemática.

O projeto do rapper inclui três histórias que narram experiências pessoais de relacionamentos online, sexualidade e comportamentos de risco nos relacionamentos online e relacionamentos online seguros e saudáveis, a apresentação do livro, uma performance teatral e uma performance musical, a realização de uma atividade pedagógica e ainda uma sessão de autógrafos.

“O que é bonito é que estamos a veicular esta mensagem de várias formas, através do teatro, da música e da literatura e quando conseguimos mudar comportamentos, o propósito é alcançado”, afirma Jimmy P.

Durante o espetáculo, que dura cerca de 70 minutos, o músico interage com a plateia, põe os jovens a falar e a refletir sobre os temas e eles acompanharam-no no refrão das músicas.

 

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter