Ivete Lopes assinalou 108 anos em VN Telha

Foto Mário Santos/CM Maia

 

Ivete do Céu Lopes assinalou, esta quinta-feira, 12 de junho, o seu 108.º aniversário. A celebração decorreu na Residência Sénior onde vive, em Vila Nova da Telha, e contou com a presença de familiares e colaboradores da instituição. A uma reunião marcada pelo reconhecimento e emoção juntou-se o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago.

Ivete Lopes, natural de Mogadouro, foi uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Foi aluna de Egas Moniz.

Após terminar o curso, começou a exercer em Mogadouro, onde trabalhou ao lado de um médico mais velho, e desde cedo se destacou pelo seu espírito de missão e proximidade aos doentes.

Na década de 1950, Ivete conheceu o marido, natural da Bairrada, na altura delegado do Ministério Público. Terá sido durante uma autópsia em que foi chamada a participar. Abandonou a profissão para acompanhar o marido que, enquanto juiz foi passando por várias cidades do país. O casal acabaria por fixar residência no Porto, onde criaram os filhos e construíram uma vida familiar sólida e dedicada ao serviço público.

Segundo o filho, Augusto Vítor Fernandes, Ivete “foi sempre uma mulher muito saudável, muito lúcida, com uma memória impressionante”, tendo exercido medicina até integrar os serviços médicos sociais, nomeadamente no Centro de Saúde do Carvalhido, onde era amplamente reconhecida pela sua competência e humanidade.

A família destaca o facto de Ivete Lopes ter mantido, até muito tarde, plena autonomia e clareza mental. “Com 105 anos, mexia-se, falava e recordava factos com nitidez”, refere o filho. É também lembrada pela sua independência de espírito, tendo sido mãe, avó e bisavó dedicada. Muitos dos seus descendentes seguiram a vocação médica, mantendo vivo o seu legado de serviço e cuidado ao próximo.

A entrega simbólica de um ramo de flores por parte do presidente da Câmara foi um gesto de reconhecimento por uma vida cheia de significado. Silva Tiago congratulou-se com esta longevidade no concelho.

 

Fotografia: Mário Santos / CM Maia

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter