Intervenção de Hazul Luzah no Túnel de Brandinhais na Maia

Foto cedida por CMM

Na sequência da aposta da Câmara Municipal da Maia em Arte Pública, o túnel de Brandinhais, foi intervencionado pelo artista portuense Hazul Luzah, através de um mural que pode agora ser apreciado por todos quantos diariamente atravessam aquele troço da estrada nacional 14.

«Um túnel é uma representação de possibilidade. É a transposição possibilitada do outrora intransponível. É uma elegia da engenharia, materializada em betão.

Mas há túneis que se podem transformar em passagens. Em momentos urbanos inspiradores. Em sinais que mapeiam lugares, onde alguém pintou algo que nos lembrará algo, criando um novo “ponto-lugar” no nosso mapa “geo-sensorial-quotidiano”.
Ali, em Brandinhais, nas paredes do túnel por baixo da Praça Arquiteto João Álvaro Rocha, há uma alegoria, poética para todos os que lá passarmos, muitas ou poucas vezes.

Há túneis memoráveis, Hazul Luzah deu um à Maia», informa a autarquia em nota de imprensa.

O título da obra é “Labor” e o seu autor, Hazul, descreve como “Um desfile em marcha lenta ou um cortejo apressado. A possibilidade de escapar ou contemplar. Formas, peças, seres e palavras em direção ao seu destino.”
E acrescenta que “o objetivo deste mural é representar simbolicamente o constante movimento de pessoas e mercadorias que transitam regularmente por este local”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter