Instituto Português do Sangue apela à dádiva em dezembro e janeiro

Reservas de sangue continuam baixas apesar de ser mais fácil doar
sangue

Apesar de as reservas estarem em níveis considerados habituais para a altura do ano, o Instituto Português do Sangue (IPS) apelou à dádiva entre dezembro e janeiro, para precaver o impacto de eventuais isolamentos profiláticos.

Em declarações à agência Lusa, a presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval Martins, disse que as reservas estão com níveis “normais para esta altura do ano”, mas insistiu: “é importante que todos os que possam deem sangue nos meses de dezembro e janeiro”, aqueles em que é mais necessário “reforçar a dádiva”.

Tradicionalmente, já temos as infeções respiratórias e, este ano, há também as infeções Covid e os isolamentos profiláticos. Há muitas pessoas em isolamento profilático e há um período de suspensão para quem tem infeções respiratórias e para quem tem infeções Covid”, explicou.

Preocupa-nos não só a situação das festas, como da primeira semana de janeiro, com as pessoas em teletrabalho, pois temos de garantir todos os dias nos hospitais 800 a 1.000 unidades de sangue e componentes sanguíneos“, afirmou.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter