Instituto e Federação apelam para doação de sangue face aos baixos níveis nas reservas

Instituto e Federação apelam para doação de sangue face aos baixos níveis nas reservas
Foto de Arquivo: ©Paula Miranda

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelam hoje para a dádiva de sangue, para fazer face às baixas reservas de quatro grupos sanguíneos.

O apelo do IPST e FEPODABES surge no âmbito do Dia Nacional do Dador de Sangue que se comemora hoje.

“Neste momento, a nível da reserva, estamos com quatro grupos em nível abaixo do desejado: A+, A-, O+ e O-. Todos os outros grupos estão em níveis considerados bons, com sete, nove, 10 dias. Estes quatro grupos estão na casa dos três/quatro dias, cinco dias no máximo, e, por isso, preocupa-nos um pouco”, disse hoje à agência Lusa o presidente da FEPODABES.

De acordo com Alberto Mota, são necessárias entre 1.000 e 1.100 unidades de sangue todos os dias.

O apelo para a dádiva de sangue é feito a “todas as pessoas saudáveis com mais de 18 anos, com mais 50 quilogramas de peso e menos de 65 anos”.

Lembrando a sazonalidade da dádiva de sangue, Alberto Mota reconheceu falta de literacia sobre a doação, assegurando que deve ser feito um trabalho de consciencialização.

Também a presidente do IPST afirmou que todas as pessoas dos grupos A+, A-, O+ e O- “são muito bem-vindas” a realizarem dádivas de sangue.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter