Início do ano escolar na Maia aproveitado para apresentar novo Cartão Escolar

Foto: A Santos

O início do ano letivo 2022/23 teve o arranque oficial, na segunda-feira, dia 19, no concelho da Maia, com uma visita a duas escolas, uma delas com um cariz simbólico de esperança e de motivação para mais uma jornada de trabalho.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, acompanhado pela vice-presidente com o pelouro da Educação e Ciência, Emília Santos, começaram a visita na Escola Básica de Ferreiró, do Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, que, há precisamente um mês, sofreu um incêndio no seu edifício centenário.

O autarca quis assim dar um sinal de confiança e compromisso com a comunidade desta escola. Silva Tiago considerou importante também agradecer às funcionárias desta escola o gesto de interromperem as suas férias para avançarem para o trabalho de limpeza do estabelecimento de ensino, depois do incêndio.

Após a primeira visita, os autarcas seguiram para a EB/S Vieira de Carvalho, na freguesia de Moreira, onde decorreu a apresentação do novo Cartão Escolar Município da Maia. Silva Tiago aproveitou para confirmar a segunda fase das obras de melhoria e qualificação daquela escola.

O novo cartão escolar está disponível a toda a comunidade escolar do concelho da Maia, é gratuito e igual para todos. Está disponível para alunos, professores e funcionários, permitindo uma maior comodidade e segurança aos utilizadores, principalmente aos alunos, que não precisam de levar dinheiro para a escola.

O novo cartão escolar, depois de carregado na plataforma SIGA ou numa loja PayShop, pode ser utilizado na escola para efetuar compras na papelaria e reprografia, ainda no bar ou na aquisição das refeições.

O investimento do município neste processo de operacionalização do Cartão Escolar ultrapassa os 700 mil euros e abrange um universo de 16 mil alunos (12.500 com cartão físico e os restantes com cartão virtual) e 800 funcionários.

Emília Santos, vereadora da Educação, avançou ainda em declarações ao Notícias Primeira Mão que o município pretende, no futuro, que o Cartão Escolar venha a disponibilizar condições especiais de acesso a serviços municipais, nas áreas da Cultura e do Desporto.
A transformação da escola centenária de Ferreiró em Centro Escolar foi uma das primeiras inaugurações que o presidente da Câmara da Maia efetuou no mandato anterior. Silva Tiago explicou que “tivemos que socorrer a escola, que já está em obras, instalámos lá dois pré-fabricados para substituir uma parte da escola que ardeu, depois de um curto-circuito”, que resultou no incêndio de há um mês, “e manter a normalidade das crianças em aulas” .

Em relação à Escola Básica e Secundária Vieira de Carvalho, o edil explicou que ficou uma parte por concluir nas obras de requalificação efetuadas, designadamente um Pavilhão e os arranjos exteriores.
Silva Tiago garantiu à comunidade escolar que já no próximo mês será lançado o concurso público da empreitada da 2ª fase, que custará cerca de 1,4 milhões de euros.

De referir que a Câmara da Maia já investiu até setembro cerca de 16,5 milhões de euros na Educação, estimando-se que até final do ano sejam investidos 22,5 milhões de euros, “quer em investimento quer em despesas correntes”, sublinhou o autarca maiato em declarações ao Notícias Primeira Mão.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter