INEDIT-Maia um debate de dois dias sobre políticas educativas e inovação

Foto cedida por CMM

A Câmara Municipal da Maia, em coprodução com o SINCLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, organizou, nos dias 1 e 2 de abril, um Seminário INEDIT.Maia, dirigido à comunidade educativa, no qual foi integrado o Fórum “Mentaliza-te” de e para estudantes.

A iniciativa surge no seguimento do projeto INEDIT.Maia – Inclusão pela Educação, Investimos em Ti – Maia, implementado pelo Município em 2008. O projeto traçou como objetivos a inovação educativa e a reformulação da política educativa local, com base em evidências e em processos participativos.
O Seminário INEDIT.MAIA, que decorreu no dia 1 de abril, no Fórum da Maia, contou com referências nacionais e internacionais com a visão sobre o contexto sócio emocional da Escola do século XXI.

Do primeiro dia, destaque para a participação do Presidente da Direção Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Eduardo Carqueja, e do Diretor para a Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher.

O MENTALIZA-TE: Uma Jornada Pela Saúde Mental, decorreu no sábado, dia 2 de abril, na Escola Secundária da Maia. Uma iniciativa de reflexão e ações práticas participadas por alunos e alunas do 9º ao 12º ano do Município da Maia, que teve como tema central a saúde mental.

Os alunos do concelho da Maia tiveram oportunidade de participar em workshops sobre estratégias de gestão de ansiedade; perspetivas sobre autoimagem e autoconceito; literacia financeira para jovens, com os olhos postos na vida adulta, e o desafio sobre a criação de um Graffiti que expressa a concetualização de uma imagem que traduz a Saúde Mental, vista pelos participantes.

A vereadora da Educação, Emília Santos, acompanhou o evento e considerou que o projeto INEDIT-Maia “veio consolidar o papel do Município como agente facilitador da mudança. Com o envolvimento de parceiros importantes e da comunidade escolar, desenvolvemos ações de impacto muito positivo, como o SUPERTABI, a Plataforma Participa+, Desafios em Férias e os Clubes de Filosofia “Penso, Logo Cresço”, só para citar alguns, e cuja continuidade o Município vai assegurar, pois vemos a Educação como uma área prioritária do nosso investimento para assegurarmos o futuro das nossas gerações de crianças e jovens.”

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter