INDAQUA Vila do Conde conclui Plano de Investimentos que leva água e saneamento a mais freguesias

Está já terminada a empreitada da INDAQUA Vila do Conde que fez crescer a rede pública de água e saneamento em 42 km. Estes serviços passaram a chegar também à União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, abrangendo agora todas as freguesias do concelho e a quase totalidade do território vilacondense.

Ao longo de um ano, foi aplicada pela INDAQUA Vila do Conde uma verba de 1,8 milhões de euros, prevista no Plano de Investimentos traçado em conjunto com a Câmara Municipal de Vila do Conde. O objetivo, agora, alcançado passou por alargar à União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada o acesso a dois serviços essenciais – água e saneamento.

Com a conclusão das intervenções que integravam o Plano de Investimentos, a taxa de cobertura da rede de água fixou-se nos 98,6% e a taxa de saneamento nos 93,4%, em todo o concelho. Em 2009, ano de início da atividade da INDAQUA Vila do Conde, estes valores não iam além dos 65%, no caso do saneamento, e dos 73,9%, no que diz respeito à rede de água.

“A conclusão destas obras traz um marco importante para Vila do Conde e para a atividade da INDAQUA, pois, pela primeira vez, todas as freguesias têm acesso à rede pública de água e saneamento”, afirma Alexandre Leal, diretor geral da INDAQUA Vila do Conde. “As redes de água e saneamento, que temos alargado de forma progressiva, representam uma melhoria na qualidade de vida do concelho. Isto porque garantem a distribuição de água com qualidade comprovada e a recolha e devido tratamento de águas residuais, evitando a contaminação dos solos e dos recursos hídricos naturais”, acrescenta.

Desde 2009, a INDAQUA Vila do Conde já investiu cerca de 55 milhões de euros nas redes de água e água residual do concelho, numa ação que se enquadra também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que estabeleceram como uma das metas para 2030 o acesso à água potável e saneamento para todos.

Terminadas estas obras do Plano de Investimentos, mantém-se o compromisso da empresa com a melhoria contínua dos serviços, que levará a que sejam executadas diversas intervenções de melhoramento de infraestruturas, aplicando uma verba estimada de 11 milhões de euros, ao longo dos próximos anos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter