Inauguração de estátua de Ilídio Fontes no dia 25 de junho em Milheirós, Maia

escultura de Ilídio Fontes

No próximo dia 25, às 11h00, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e o vereador do pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, inauguram, no Jardim de Calvilhe, na freguesia de Milheirós, a escultura “Ternura” da autoria de Ilídio Fontes.

Ilídio Fontes nasceu em Milheirós, Maia, no ano de 1938. Formou-se em escultura na Escola de Belas Artes do Porto onde teve como professores Barata Feyo e Dórdio Gomes. Foi professor do secundário e realizou um estágio de Design Industrial dirigido pelo arquiteto italiano Sergio Asti.

Foi um dos diretores da Escola Secundaria Soares dos Reis e para além da escultura pública, apresenta varias obras em espaços interiores, dedicando-se à medalhística e à arte sacra.

“As figuras de “Ternura” são, antes de mais, símbolos. Imagens que representam um certo estado, o de um doce relacionamento entre indivíduos. As duas pessoas retratadas se posicionam de forma reta, costas rijas e, no caso da mulher, olhar perdido no horizonte. Mas apesar de tal aparente disciplina, o descontraído toque dos joelhos, o entrelaçamento despreocupado das mãos e o olhar adorador do homem para a sua companheira só consegue transmitir ternura nascida de um afeto de anos. Como acima mencionado, esta obra retrata um sentimento; ela é, de certa forma, uma homenagem ao terno laço de devoção só concebido no descontraído apego entre dois que se conhecem e se amam há anos. As figuras são uma efígie a esse sentimento, ternura” – Marta Fontes.

A escultura terá a inscrição no pedestal da autoria do vereador Mário Nuno Neves:

“Laços que se tornam vínculos eternos e que dão à Vida o seu verdadeiro sentido e propósito, pelo tanto que revelam e ensinam.”

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter