A partir do próximo sábado, a Biblioteca Municipal da Póvoa expõe trabalhos do ilustrador angolano, a viver em Vila do Conde, Luís Silva.
A exposição de desenho, aguarela e acrílico, “Quimera” abre às 16h00 do próximo dia 05 e fica patente até 30 de abril.
Sobre a exposição, o autor refere que “Dotado de um estilo minucioso, eclético, e de pendor figurativo, mantenho com o desenho uma relação cujas raízes mergulham na infância mais distante. O ecletismo do meu estilo reflete fielmente o ecletismo dos meus interesses pessoais. Não entendo porque se há-de manter um estilo uniforme na abordagem plástica de ideias distintas. Temas muito diversos exigem abordagens técnicas e plásticas muito diferentes, que me apraz explorar, e não vejo mal nenhum em que, por entre tanta diversidade, a um dado momento se perca a “marca” do artista…”.
Luis Silva é natural de Luanda, Angola, de onde veio para Portugal em 1974. No ano 2000, terminou o Curso Superior de Ilustração e Banda Desenhada no Institut Superieur des Beaux Arts St-Luc, em Liège, Bélgica, com a “Grande Distinction”. No regresso a Portugal, obteve a equivalência ao 3º ano do curso superior de design gráfico da ESBAP.
Os primeiros anos da atividade profissional de ilustrador tiveram uma forte componente de trabalho para a imprensa escrita, destacando-se, nesta fase, as colaborações com a Visão, traduzida em mais de 400 ilustrações publicadas nas páginas desta revista, e com o Diário de Notícias, traduzida em cerca de 400 lustrações publicadas na edição em papel. Publicou ainda na Ideias e Negócios, Jornal de Negócios, The Independent on Sunday, e L’Humanité. Realizou ilustração publicitária para Mccann-Eriksson, Publicis, BBDO, Atelier João Nunes, FNAC, El Corte Inglês, entre outros, bem como story boards para vídeos publicitários. É o autor dos desenhos para o filme animado «Os Poderes do Senhor Presidente», realizado por Abi Feijó, uma encomenda do Museu da Presidência da República. Tem inúmeras outras participações e publicações de destaque em vários formatos.
No domínio da ilustração de carácter académico, tem realizado trabalho na área da primatologia, nomeadamente no contexto de projetos relacionados com o parque natural da Gorongosa.