Hospital de São João adere a “Ligue Antes, Salve Vidas”: a partir do dia 10 é obrigatório ligar ao SNS24 antes de ir à Urgência

Linha SNS 24 atingiu valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no 1.º trimestre
Linha SNS 24

O Hospital de São João, no Porto, vai integrar o “Ligue Antes, Salve Vidas”, projeto para retirar doentes das urgências encaminhando os menos graves para os centros de saúde e para o centro de atendimento da Prelada, foi revelado esta segunda-feira.

A adesão ao “Ligue Antes, Salve Vidas” terá início a 10 de dezembro, dia em que estará disponível um telefone à entrada do serviço de urgência de adultos e outro na de pediatria para motivar o utente que se deslocou ao hospital sem contactar a linha SNS24 a fazê-lo.

“Não gosto da expressão ‘falsas urgências’. Não há falsas urgências. Quem está a pedir auxílio acredita que está a precisar de atendimento urgente, mas todos os doentes devem ser colocados no sítio que melhor os servir. E não é o próprio doente que sabe isso”, sublinhou a diretora do Serviço de Urgência do São João, Cristina Marujo.

Em entrevista à Lusa, a propósito da preparação da Unidade Local de Saúde (ULS) de São João para o inverno, a responsável salvaguardou que não está em causa negar auxílio ou fechar portas a doentes menos urgentes, mas sim a “criar mais segurança no atendimento e racionalizar melhor os recursos”.

“A ordem vai ser ligar [para o] SNS24″ (808242424).

Na prática, doentes com pulseira “verde” ou “azul” – o correspondente na escala de triagem de Manchester a “pouco urgente” e “não urgente” – poderão ser encaminhados para o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da Prelada, ao abrigo de uma parceria que teve início em agosto, ou para os centros de saúde da ULS São João.

Neste momento, 60% dos doentes que são orientados para os cuidados de saúde primários da ULS São João já veem a sua situação resolvida por marcação de consulta, de acordo com a responsável.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter