Homenagem a José Alberto Reis Pereira na Galeria Julio | Centro de Memória Vila do Conde

Homenagem a José Alberto Reis Pereira na Galeria Julio | Centro de Memória Vila do Conde
Centro Memória

A Câmara Municipal de Vila do Conde evoca no próximo dia 05 de março, pelas 16h30, o 80º aniversário de nascimento de José Alberto Reis Pereira, filho de Júlio Maria dos Reis Pereira (o artista e poeta Julio – Saúl Dias) e sobrinho de José Régio.

A iniciativa, com lugar na Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde, contempla uma mesa-redonda, com a presença de Bernardo Pinto de Almeida, Emília Cela e Romeu Cunha Reis, e a inauguração da exposição de pintura e desenhos de José Alberto “Desafiar o tempo”. Esta mostra, patente ao público até final de março, é composta por cerca de 40 trabalhos do artista, de técnica mista, realizados durante os anos 90, e uma projeção de vídeo com mais de 60 fotografias de José Alberto, provenientes de um álbum de fotografias organizado por Julio.

Durante a sua vida, José Alberto Reis Pereira levou a cabo a missão de estudo e divulgação da obra do pai, Julio – Saúl Dias, tal como de sua mãe, a pintora Maria Augusta e do tio, José Régio. Nesse sentido, aquando do seu desaparecimento, foi tornado público o legado que deixou à Câmara Municipal de Vila do Conde, entre outras instituições, e do qual fazem parte cerca de seis mil desenhos e 23 óleos do seu pai, Julio, muitos deles de forte carácter modernista, na linha de outros artistas como Amadeo Souza-Cardoso, Kirschner, Grosz, Mário Eloy ou Almada Negreiros. O legado, avaliado em cerca de 10 milhões de euros, tem merecido uma enorme atenção por parte da parte da Câmara Municipal de Vila do Conde, em ações de conservação, estudos, investigação e divulgação.

Esta homenagem procura reconhecer e agradecer publicamente a importância do legado que deixou a Vila do Conde, e ao país.

Entrada livre, até ao limite da lotação da sala.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter