Habitação no centro de um dos debates na Semana da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social no Fórum da Maia

Foto A. Santos

Esta manhã decorreu no pequeno Auditório do Fórum da Maia o debate “Novo Ciclo de Habitação Pública na Maia – perspetivas, inovação e comunidades”, no âmbito da Semana de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social.

A iniciativa promoveu um debate em torno da importância do direito constitucional à habitação, do qual deriva o acesso a vários outros benefícios para o bem-estar da população e a prevenção de vários problemas sociais a montante na vida das pessoas.

O município da Maia está a assinalar a Semana de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, que decorre a nível nacional de 16 a 24 de outubro. As ações, que consistem em dois debates nesta sexta-feira, um sobre Habitação e outro sobre Imigração, contam com a parceria da European Anti Poverty Network – EAPN, sendo que a representante da entidade em Portugal, Luísa Dantas, esteve presente e foi uma das oradoras da abertura.

Na abertura do debate da manhã – “Novo Ciclo de Habitação Pública na Maia – perspetivas, inovação e comunidades” – a vereadora do Desenvolvimento Social salientou que, nesta matéria, a Câmara da Maia soube “agarrar o desafio em tempo próprio”.

Emília Santos considerou tratar-se de uma “área estratégica do desenvolvimento humano e a base, sem dúvida, de uma sociedade coesa, estável, democrática e feliz”.

No caso da Maia, a autarquia tem apostado numa “relação de proximidade com os cidadãos e o território”, com vista a uma resposta “mais eficaz” às necessidades da população.

A “nova geração de políticas sustentada numa visão humanista, holística e integradora” que a Câmara da Maia tem vindo a seguir estende-se também à estratégia para a Habitação, garante Emília Santos. E os resultados têm sido significativos e são visíveis, segundo a vereadora, no “bairro do Sobreiro, que hoje é conhecido por todos como os Jardins do Sobreiro”.

O caminho de solucionar as necessidades e problemas dos maiatos ainda tem um vasto horizonte pela frente, sustenta a vereadora, que mostra total empenho em não desperdiçar nenhuma oportunidade do PRR.

O acordo de financiamento com o IRHU, no âmbito do programa 1º Direito, “prevê a criação de novas soluções habitacionais para 757 agregados familiares traduzindo um investimento total de 106 milhões de euros: nós vamos conseguir lá chegar!”

Ainda no âmbito desta reflexão da Semana de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, realizou-se, da parte da tarde, um segundo debate com o tema “Políticas Públicas e Práticas de Imigração: do Central ao Local”, atividade em parceria com a SOCIALIS – Associação de Solidariedade Social.

O município da Maia, através da Espaço Municipal, E.M., S.A., participará, ainda, no dia 23, na Mesa Redonda “Casas para todos: dos problemas às respostas”, no Porto, na Associação de Moradores da Bouça, das 14h30 às 17h30.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter