Há 193 surtos de covid-19 ativos em lares

Trabalhadores das IPSS e misericórdias marcam greve para 31 de maio
Imagem arquivo

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, alertou esta quinta-feira que, embora a gravidade tenha diminuído, Portugal “ainda está em pandemia” e revelou que atualmente estão ativos 193 surtos em lares.

“Ainda estamos com pandemia. Há 193 surtos em lares. Há um ano a situação era mais grave, mas estamos em pandemia”, disse Lino Maia, que participava na conferência “Pós-Pandemia, Recuperação e Resiliência do Pilar Social em ano de descentralização de competências” em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

De acordo com o presidente do CNIS, estes surtos correspondem a 3.892 casos ativos, um número que contrasta com os “oito mil e tal do ano passado em fevereiro”.

“E não tem havido óbitos em lares. Têm morrido pessoas com covid, mas não por causa da covid. Mas Portugal ainda enfrenta uma pandemia”, reforçou.

Lino Maia falou do “risco de colapso” das instituições, mas garantiu que isso é algo que “nunca vai acontecer”, porque “as instituições conhecem os seus utentes e inventam respostas”. No entanto o líder do CNIS alertou para o “perigo” de viver de voluntarismo e boa vontade.

Lino Maia afirmou que “50% das instituições têm resultados negativos” e que “o Estado comparticipava em 38% os custos”.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter