Gripe das Aves: Vila do Conde fecha Parque João Paulo II e proíbe venda de produtos avícolas nas feiras

O aclamado “Barbie” fecha ciclo de cinema em Vila do Conde
Parque João paulo II

Na sequência da confirmação de um foco de infeção por vírus da Gripe Aviária, numa exploração de detenção caseira em Gião, a Câmara Municipal de Vila do Conde ativou a implementação de um plano de contingência, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, seguindo as medidas de controlo previstas na legislação em vigor.

De forma a mitigar o foco de infeção, a Câmara Municipal promoveu uma sessão pública de esclarecimento na Junta de Freguesia de Gião e a distribuição de um flyer informativo por todo o concelho. Junto dos responsáveis das feiras e mercados foram implementadas medidas de proibição de venda de aves e ovos caseiros. Por precaução foi encerrado temporariamente o Parque João Paulo II, onde coabitam aves selvagens.

As medidas fundamentais a aplicar neste momento pelos criadores/detentores são o confinamento das aves e o reforço da biossegurança e das boas práticas de produção avícola destinadas a evitar contactos, diretos ou indiretos, entre as aves domésticas e as aves selvagens, assim como os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves (detenção caseira e explorações avícolas).

Acresce a vigilância e notificação à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de suspeitas, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo que minimizem a disseminação da doença.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter