Galeria Julio prolongou Exposição “Palpitações óticas….”

Galeria Julio prolongou Exposição “Palpitações óticas....”
Galeria Julio - Vila do Conde

 

A exposição “Palpitações Óticas / 3 espasmos musculares”, patente na Galeria Júlio e Centro de Estudos Julio/Saúl Dias, em Vila do Conde, foi prolongada até 28 de setembro, mantendo acessível ao público um dos momentos mais relevantes do ciclo expositivo dedicado à obra de Júlio Maria dos Reis Pereira.

Este terceiro e último capítulo reúne cerca de 40 desenhos, a tinta-da-china sobre papel, realizados maioritariamente nas décadas de 1920 e 1930, que revelam uma faceta menos conhecida, mas profundamente reveladora da visão crítica e mordaz do artista sobre a sociedade do seu tempo.

Segundo o curador Juan Luis Toboso, esta seleção de desenhos pretende criar “uma conexão temporal entre os desenhos de Julio ligados a representações da boémia, cafés, pessoas e personagens, burocratas, prostitutas e algumas relações com os ambientes boémios e noturnos dos cafés na Alemanha dos anos 20, 30, 40.” Esta leitura é acompanhada por textos críticos inéditos de Juan Luis Toboso e de Bernardo Pinto de Almeida, que propõem um reenquadramento atual da prática gráfica de Júlio, destacando a sua ironia, a liberdade formal e a pulsação do traço como afirmação estética e política.

Júlio Maria dos Reis Pereira (1902–1983), natural de Vila do Conde, foi um dos autores mais singulares da segunda geração do modernismo português. Pintor e poeta, assinava a sua obra visual como Julio, e os seus livros de poesia como Saúl Dias.

 

 

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter