Fundação Gramaxo inicia novo projeto cultural sobre vinho verde no dia 29

Fundação Gramaxo_Foto A Santos (10)

A Fundação Gramaxo inaugura um novo projeto cultural no próximo dia 29, quarta-feira, que tem como ponto central o vinho verde.

O evento “História sem tons de verde” – com curadoria de José Maia Marques – decorre das 17h30 às 20h30, na Casa da Eira e própria eira da Fundação Gramaxo, Rua Conselheiro Costa Aroso, na Cidade da Maia.

«Na cidade que é o ponto de partida da rota dos vinhos verdes juntamos viticultores, investigadores, especialistas e apreciadores num programa de exposições, conversas e provas», pode ler-se na apresentação deste evento.

Numa parceria com a Confraria do Vinho Verde, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e a Real Confraria Gastronómica das Cebolas, a Fundação Gramaxo inicia o desenvolvimento de um dos seus eixos orientadores, a Herança Cultural.

“Histórias em tons de verde” é um ciclo que aprofunda as marcas que o vinho verde deixou na cultura popular, como condicionou a arquitetura tradicional, as suas técnicas de fabrico e produção e as perspetivas de futuro.

Programa:

29 de maio – Casa da Eira da Fundação Gramaxo:

. 17h30 – Abertura e apresentação do projeto: Jorge Gramaxo, José Maia Marques, Gonçalo Maia Marques;

– Inauguração e visita à exposição de fotografia “Domingos Alvão – um olhar sobre a regi~ºao dos vinhos verdes” (Apoio à curadoria de Maria de Fátima Lambert)

– Provas de vinhos e iguarias de cebola (Quinta dos Encados/Quinta de Soutelos)

. 19h15 – Momento de Fado – “Ode a Baco” com a Fadista Cristina Lima (Quinta de Soutelos), Guitarra portuguesa por João Martins e Viola de fado por André Teixeira.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter