Freguesia de Nogueira e Silva Escura inaugura escultura dedicada aos músicos

Foto Mário Santos CM Maia

 

A escultura de “Homenagem ao Músico de Nogueira”, inaugurada no dia 26 na Freguesia de Nogueira e Silva Escura, pretende reconhecer todos os homens e mulheres que, ao longo de gerações, fizeram da música uma parte fundamental da história e da vida da comunidade.
A iniciativa foi da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, mas a Câmara Municipal da Maia, associou-se ao projeto através da comparticipação do investimento.

A obra foi concebida pelo arquiteto Alexandre Ferreira e executada em aço, sendo composta por duas peças escultóricas que emergem do solo e simbolizam o nascimento da melodia nesta terra.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Maia destacou a importância da obra enquanto símbolo de uma tradição que atravessa gerações, tendo Silva Tiago frisado que “a música faz parte da identidade desta Freguesia”.

O presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, Manuel Nogueira dos Santos, destacou o caráter coletivo da homenagem, deixando uma agradecimento especial à Banda Marcial de Gueifães e à Banda de Música de Moreira da Maia, que, desde o início se associaram a este projeto de homenagem.
A cerimónia contou com um momento musical protagonizado pela Banda Marcial de Gueifães e pela Banda de Música de Moreira da Maia, que interpretaram a obra “Músico de Nogueira”, composta especificamente para esta ocasião pelo maestro Ilídio Costa, natural de Nogueira.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter