Francisco Rocha brilha “em casa” e soma o primeiro triunfo Challenger no Maia Open

Foto: Sebastião Guimarães/FPT

Francisco Rocha viveu um dia inesquecível ao estrear-se em quadros principais de singulares do ATP Challenger Tour com uma vitória no “seu” Maia Open, este ano elevado à categoria 100 e organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal da Maia entre 26 de novembro e 3 de dezembro. Pedro Araújo também venceu, mas no qualifying, ao anular dois match points antes de celebrar ao cabo de 3h28.

A defrontar o jogador mais cotado com quem já mediu forças, Francisco Rocha (no 1040.º lugar do ranking ATP) não se deixou intimidar pelo poderio do italiano Riccardo Bonadio (205.º) e surpreendeu o oitavo cabeça de série com os parciais de 6-3 e 6-3.

Recém-chegado do Algarve, onde viveu outro momento inesquecível ao conquistar um título de pares com o irmão mais novo, o jogador natural do Porto contou com uma boa plateia para construir a melhor vitória da carreira. E com a lição bem estudada superou uma entrada em falso (0-2 e 1-3) para arrecadar os derradeiros cincos jogos do primeiro set e colocar Bonadio em sentido.

Muito agressivo, o tenista da casa — entrou na Escola de Ténis da Maia aos oito anos — não voltou a enfrentar ameaças no serviço e atacou em todos os pontos para encostar o adversário à parede e presentear os familiares e amigos com um triunfo inesquecível.

Ainda estou a tentar encontrar as palavras certas, mas estou muito feliz. Acreditava a 100% que o podia fazer, mas depois de ganhar realmente sabe muito melhor do que visualizar na minha cabeça”, reconheceu Francisco Rocha já na conferência de imprensa.

Com nove pontos no bolso, “ainda há mais trabalho a fazer” e na quarta-feira regressará ao court para desafiar o vencedor do embate entre o francês Maxime Janvier (286.º) e o italiano Andrea Guerrieri (625.º).

Calendário de Jogos de hoje, dia 28 – consulte AQUI.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter