Fotógrafo português premiado volta à Maia para exposição individual com dedo apontado à poluição

Foto: CM Maia

Nos próximos três meses, está disponível na Quinta da Gruta, no Castelo da Maia, a exposição “Living Among What’s Left Behind | Viver Entre O Que É Deixado Para Trás”. Com esta exposição de fotojornalismo, o autor premiado Mário Cruz quis mostrar e denunciar.

Através da sua lente, o único fotógrafo português duplamente premiado pela Fundação World Press Photo, mostra ao mundo as condições de vida no rio Pasig, nas Filipinas, um dos rios mais poluídos e poluentes do mundo e onde as pessoas “vivem da própria poluição”. E sublinhou: “Não estamos a falar do futuro, estamos a falar do passado e do presente”.

Depois de passar por outras cidades, a mostra fica no Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castelo da Maia, o “local ideal para encerrar esta exposição”, considerou o fotógrafo, que esteve presente na inauguração, na última sexta-feira, dia 5.

As 22 fotografias de Mário Cruz estão devidamente enquadradas no edifício e junto a uma instalação com 2 toneladas de lixo. Esta coexistência da realidade do rio Pasig com o lixo recolhido em apenas 2 dias, numa rota de recolha de resíduos sólidos de comércio e serviços da Maia, pretende despertar, de uma forma ainda mais visual, a consciência coletiva dos visitantes para a importância de todos contribuírem para desafios que são globais e transversais a todas as realidades geográficas.

Para a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Maia, Marta Peneda, esta é uma boa forma de celebrar a importância que representam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Esta exposição inclui uma fotografia premiada em 2019, que já esteve exposta no Fórum da Maia, e foi galardoada como Melhor Trabalho de Fotografia – Exposição pela Sociedade Portuguesa de Autores.

A entrada é livre, dentro do horário de funcionamento do espaço, entre as 08h00 e as 21h00.

Visitas de estudo devem ser agendadas atempadamente através do contacto telefónico 22 986 7180.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter