Fisco alerta para emails falsos sobre regularização tributária de contribuintes

Mais de 720 mil declarações de IRS entregues até às 18:30 de ontem
Finanças

Um alerta sobre mensagens fraudulentas supostamente provenientes da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para regularização da situação tributária de contribuintes foi publicado no Portal das Finanças, sendo o segundo aviso em menos de duas semanas.

O Fisco explica ter conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido para eventual regularização da sua situação tributária.

Exemplos do corpo das mensagens referem-se ao envio da declaração e processo de execução de dívidas fiscais, e à recomendação de regularização da situação, acedendo a um link para a obtenção de informações mais detalhadas.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, esclarece a AT.

Um outro aviso foi publicado há menos de duas semanas pelo Fisco, alertando também sobre o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes da AT, nas quais era pedido que se carregue num link para recebimento de um alegado reembolso de IVA.

“O seu objetivo [do email fraudulento] é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, advertia também nesse alerta publicado em 08 de julho.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter