A Maia apresentou na tarde de sexta-feira, os Fins de Semana Gastronómicos, que decorrerão em 22 restaurantes do concelho nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de maio.
Os Fins de Semana Gastronómicos são uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. A 1.ª edição aconteceu em 2009, apenas em 13 fins de semana, com a participação de 13 municípios aderentes e 349 restaurantes. Mas o evento, ao longo dos anos, ganhou notoriedade e adeptos.
Na edição de 2023, a 14ª, os Fins de Semana Gastronómicos realizam-se de 13 de janeiro a 18 de dezembro, com a participação de 78 Municípios do Porto e Norte e o envolvimento efetivo de 940 restaurantes.
O alojamento turístico também adere a esta iniciativa, com a participação de 680 empreendimentos, assim como quintas e adegas, com mais de 300 espaços, que privilegiam o Turismo de Vinhos.
Na Maia, os Fins de Semana Gastronómicos têm, também, vindo a ganhar notoriedade, e este ano, serão 22 restaurantes aderentes, que nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de maio, apresentarão menus representativos das iguarias da Maia, afirmando-a como um destino de experiências gastronómicas.
Em dias selecionados, cada um destes restaurantes, além dos menus e do serviço profissional habitual, tem animação diversa à hora de jantar, que vai desde o Fado, à Música popular brasileira, à Magia, e muito mais.
Este ano, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal não fez uma apresentação pública do evento, mas a Maia fez questão de realizar uma apresentação pública com as atividades: Visitas guiadas à Quinta dos Cónegos e à Torre Lidador, que vão acontecer de maio a setembro, aos sábados. É feita ainda a promoção dos Caminhos Portugueses a Santiago, através da linguagem universal que é a música, programando atuações em diferentes locais do concelho da Maia.