Filme vencedor em Vila do Conde selecionado para festival nos EUA

'Garrano', de David Doutel e Vasco Sá,

 

A curta-metragem de animação portuguesa ‘Garrano’, de David Doutel e Vasco Sá, foi selecionada para o festival norte-americano de Sundance, cuja edição de 2023 decorre em janeiro, anunciou a organização.

O filme português, prémio do público no Festival de Curtas-metragens de Vila do Conde, faz parte da lista de 64 curtas-metragens selecionadas para a edição de 2023.

Estes 64 filmes foram selecionados entre 10.981, “o número mais elevado de que há registo”, dos quais 4.996 são dos Estados Unidos e 5.985 do resto do mundo.

Em 2023, o programa de curtas-metragens inclui filmes de 23 países. “Garrano”, uma ficção sobre um rapaz que é pago para atear um fogo num pinhal, é a única ‘curta’ portuguesa selecionada.

O filme é uma produção da BAP Studio, uma cooperativa dedicada ao cinema de animação, no Porto, com uma década de existência e que se autonomizou a partir da produtora Bando à Parte, de Rodrigo Areias.

“Garrano” esteve, em junho, nos festivais de Annecy e de Zagreb. Um mês depois, venceu o prémio do público, na competição nacional, do festival internacional Curtas Vila do Conde.

Em outubro, foi distinguido com o Prémio Nacional da Animação 2022, durante a 21.ª Festa Mundial da Animação, em Coimbra.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter