Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra traz à Maia concertos gratuitos

Foto A. Ferreira

 

O Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS) arranca este domingo, 20 de outubro, com uma maratona musical na Sé Catedral do Porto. Esta 5.ª edição do evento, que se estende até fevereiro de 2026, será pela primeira vez dividida em duas temporadas: a primeira decorre até 30 de novembro e a segunda entre 17 de janeiro e 15 de fevereiro.

Com um total de 30 concertos de entrada livre, o festival passa por 12 municípios da região Norte, incluindo a Maia. A programação inclui recitais de órgão, concertos corais-sinfónicos, música coral e atividades formativas, como uma masterclass internacional e uma conferência.

O concerto de abertura acontece este domingo à tarde, entre as 15h00 e as 18h00, na Sé do Porto, com atuações de Gregório Gomes, Rui Fernando Soares e Tiago Ferreira. À noite, o prestigiado organista alemão Wolfgang Zerer sobe ao palco num concerto comemorativo dos 40 anos do órgão da Sé.

A cidade da Maia irá acolher parte da programação, que decorre em igrejas e monumentos históricos, transformando esses espaços em locais de partilha cultural e descoberta musical. A organização sublinha a aposta num programa diversificado e acessível a todos os públicos.

Segundo o diretor artístico Filipe Veríssimo, o FIOMS é “um projeto de acesso livre, descentralizado e profundamente enraizado na identidade do Norte”. Uma parte significativa do festival integra também a “Rota dos Órgãos a Norte”, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

 

Concerto na Maia:
1 de novembro – Ein Deutsches Requiem – Igreja Paroquial de Gueifães

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter