De 4 a 14 de julho Festas da Maia com cartaz diversificado de tradições e animação
A Câmara Municipal apoia a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho na promoção das Festas do Concelho, que se realizam de 4 a 14 de julho, culminando com feriado municipal. As ruas enchem-se de animações e comércio diverso, há um cartaz de concertos atrativo. Mas não faltam, por outro lado, os constrangimentos a quem vive e trabalha na Maia.
É um facto, registado esta manhã de 3 de julho, que na véspera da abertura oficial do programa, a principal artéria do centro, a Av. Visconde de Barreiros, já se encontrava às 8h30 repleta de sacos de lixo amontoados, lado a lado com uma esplanada em cima de um passeio de um comerciante ambulante.
Para quem reside ou trabalha no centro há também restrições de acesso nos dias em que o trânsito está cortado. Tal como o Notícias Primeira Mão já noticiou: “Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, devido às Festas da Maia, haverá condicionamentos ou impedimentos de circulação nalgumas ruas da cidade.
Os condicionamentos vão abranger as seguintes vias: Av. Visconde Barreiros; Rua Santa Casa da Misericórdia; Rua Soares Gomes Pereira; Travessa Padre António; Praça Dr. José Vieira de Carvalho; Parque da Igreja e aceder ao recinto a partir das 20h, mediante apresentação de dístico identificativo.”
A autarquia teve em conta as maiores dificuldades de estacionamento e acesso a quem vem para as festas e resolveu conceder algumas “borlas” no parqueamento disponibilizando a habitual “Bolsa da Lage” e este ano também o “Parque da Igreja, como o Notícias Primeira Mão também já noticiou.
Quanto ao programa das Festas da Maia. De acordo com o site VisitMaia, “entre 4 e 14 de julho, o município volta a encher-se de cor, sons e tradições com um programa eclético que junta concertos, tradição popular, celebrações religiosas, mercados, desporto e muitas atividades. Em honra da Nossa Senhora do Bom Despacho são onze dias de festa, com entrada livre, que prometem encher as ruas de energia, cultura e convívio.”
O arranque das festas faz-se com música e tradição: o cortejo equestre e o espetáculo de fogo-de-artifício marcam a abertura oficial, logo seguidos do concerto de Ruizinho do Acordeão. Toy, Dillaz, Bárbara Tinoco, Buba Espinho e Pedro Abrunhosa são alguns dos nomes que sobem ao palco principal, nas Pirâmides. Os concertos são sempre ao final do dia, com entrada livre, e antecedidos por atuações de bandas marciais da região ou eventos paralelos como o Encontro de Tunas ou o Festival de Danças Urbanas.
Durante o fim de semana de 5 e 6 de julho, o centro da Maia acolhe a Feira do Livro, a Feira de Artesanato, um encontro de carros clássicos e um Festival Folclórico que junta ranchos de várias regiões. Há também lugar para o desporto, com prova de BTT no domingo de manhã.
O lado religioso mantém-se em destaque com duas missas campais e a emblemática Procissão Mariana no domingo, dia 13. O encerramento, no dia 14, faz-se em grande: concerto de Pedro Abrunhosa seguido de fogo piromusical.
E para quem quer prolongar o espírito festivo, há ainda dois concertos especiais no fim de semana seguinte: a Orquestra da Casa da Música atua no dia 19 e a Orquestra Clássica da Maia no dia 20 de julho.