Festa de encerramento do ano letivo do Conservatório da Maia em cenário natural

Foto cedida pelo Conservatório de Música da Maia

 

Os jardins do Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, espaço contíguo à escola, em plena vila do Castelo da Maia, foram o cenário natural para a festa de encerramento do ano letivo 2024-2025, do Conservatório de Música da Maia.

O evento começou com uma relevante intervenção de Liliana Pinto, coordenadora adjunta do projeto “Música a partir do berço”, que perante muitas famílias beneficiárias deste programa da Fundação Conservatório de Música da Maia, fez uma apresentação com algum detalhe e bem fundamentada, da implementação do programa pedagógico na realidade constituída pelas creches da rede social solidária do concelho da Maia. De sublinhar que os muitos bebés ali presentes, pouco despertos para os resultados de excelência ali apresentados, reagiram com mais entusiasmo aos estímulos musicais que vinham do palco, sorrindo, batendo palmas e soltando deliciosas gargalhadas.

Foi assim que ao entardecer do passado sábado, 28 de junho, depois das 18h00, teve início um espetáculo de teatro musical que mobilizou as diversas valências artísticas do Conservatório, nomeadamente orquestra escolar, ensemble de cordas, ensemble de guitarras e todos os coros, que se juntaram à classe de Teatro e Dança, para proporcionar à numerosa moldura humana que assistiu à festa, com apontamentos de uma musicalidade muito interessante, particularmente nas performances corais, de que se destaca o tema final, que contou com a participação do coro de pais, tudo sob a regência da Professora Luísa Pais.

Em declarações à imprensa, o Diretor Pedagógico da escola, Mário Costa salientou: “Este momento de convivialidade e confraternização com as crianças, com os jovens e famílias, é o culminar de um ano letivo exigente e trabalhoso, mas igualmente estimulante e desafiante. E pessoalmente, estou muito grato ao corpo de docentes que se empenharam e dedicaram de forma inexcedível, quer no trabalho letivo quotidiano, como nos vários momentos de apresentação e representação da escola em eventos públicos. Quero destacar também o espírito de cooperação mantido com a Associação de Pais e o extraordinário apoio institucional que tive por parte do Conselho Diretivo da Fundação Conservatório de Música da Maia, muito em especial, da sua presidente, Emília Santos…”.

No final da festa, a alegria das largas centenas de pessoas ali presentes estava patente nos sorrisos largos de satisfação, principalmente, das famílias dos pequenos atores, bailarinas e futuros músicos. Mas antes de abandonarem os jardins da Quinta da Gruta, houve ainda tempo para um lanche preparado pela Associação de Pais.

Foi, na verdade, uma festa feita em comunidade, onde todos participaram e desfrutaram até ao pôr do sol.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter