Feira Grande de Janeiro em Vila do Conde

Feira Grande de Janeiro em Vila do Conde
colheres de pau

 

A tradição da “Feira dos Vinte” ou “Feira Grande de Janeiro” celebra-se na Praça de São João, em Vila do Conde, no dia 20 de janeiro, das 10h00 às 16h00, e no Centro de Memória que acolhe, até ao dia 19 de janeiro, a exposição com todas as colheres decoradas pelos alunos das escolas e utentes de Instituições do concelho.

Na sexta-feira, na Praça de São João, as colheres de pau decoradas com mensagens de amor estarão à venda pelos estudantes da Escola EB 2/3 Julio Saúl Dias de Vila do Conde e há também animação com a participação de grupos musicais e encenações históricas de recriação da época.

Este evento retrata uma feira secular de grande tradição que conjuntamente com a feira de 03 de agosto, constituía uma feira franca de Vila do Conde. Estes eventos eram aproveitados pelos jovens solteiros “travar conhecimentos e amizades” com conversas a decorrerem muitas vezes em rimas, passando esta Feira Grande de Janeiro a ser também designada por “Feira dos Namorados”.

A Exposição das colheres de Pau no Centro de Memória pode ser visitada até quinta-feira, no seguinte horário: de segunda a domingo das 10h00 às 18h00 (ao sábado e domingo encerra das 13h00 às 14h30).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter