“Fazer a Festa” apresenta na Maia mais de 20 espetáculos de teatro

Fazer a Festa 2024

A 43.ª edição do “Fazer a Festa” arranca na quarta-feira e durante sete dias vai apresentar na Maia 14 companhias em mais de 20 espetáculos dedicados “especialmente, mas não só”, ao público infantil e juvenil sob o lema Cumplicidades.

Um dos responsáveis pelo evento, Pedro Carvalho, citado pela agência Lusa, explicou que em 2024 a opção foi fazer o festival recorrendo às parcerias que se foram criando nos 43 anos de existência do certame e que “é nessa rede de cumplicidades que assenta” o “Fazer a Festa” deste ano.

“Tomamos esta opção de direcionar o festival especialmente mas não só para o publico infantil e juvenil mas este é um festival para toda a família, com várias atividades paralelas, além dos espetáculos”, afirmou.

Da programação, destaca-se a apresentação da residência artística de 2024: “Todos os anos acolhemos um projeto emergente que apresenta o resultado de uma residência artística no festival. Este ano é a Universo Paralelo que vai fazer a estreia absoluta do espetáculo ‘Pelo Prazer de Não Estarmos Sós’, um espetáculo de teatro para adolescentes que aborda o tema da igualdade e diversidade sexual e de género”.

As atividades paralelas são uma componente muito importante deste festival, de acordo com a organização, pelo que serão realizados debates sobre o trabalho em rede, as oficinas “Férias ao palco”, onde 20 crianças e jovens trabalham a criação teatral e depois apresentam o trabalho. Também se realizarão oficinas de atividades circenses, de dramaturgia, sempre com apresentação pública do trabalho final, a par de espaços de leitura, horas do conto, entre outras atividades.

A abertura do 43º “Fazer a Festa” é na quarta-feira, no Fórum Maia, às 19h00, com a apresentação do espetáculo El Poso Del Mil Demonis, uma coprodução Teatro Español/Junta de Extremadura/Karlik Danza-Teatro.

Na quinta-feira, já na Quinta da Caverneira, será feita uma homenagem ao Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público e às 19h00 destaque para o ensaio aberto à residência artística de 2024.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter