‘Fazer a Festa’ 2021 reuniu cerca de 500 pessoas

Fonte: Teatro Art'Imagem

A 40ª edição do ‘Fazer a Festa’ – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude terminou ontem, dia 4 de julho. A iniciativa do Teatro Art’Imagem e que se realizou na Maia, na Quinta da Caverneira e no Fórum da Maia, contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

Foram seis dias seguidos de teatro, encontros e conversas, com espetáculos direcionados para a infância, juventude, públicos familiares e adultos.

A programação contou com a apresentação de oito espetáculos, protagonizadas por um total de oito companhias, quatro delas estrangeiras, três de Espanha, uma do Brasil e quatro portuguesas. Por ordem de entrada em cena, as companhias e espetáculos apresentados, nesta edição “quarternária” foram: Teatro Estúdio Fontenova/teatromosca, de Setúbal e Cacém, “O Triunfo das Porcas”; Os Náufragos Teatro, da Galiza, “Onde Viven os Monstros”; Quinta Parede, de Matosinhos, “Acende a Noite”; Monstro Colectivo, de Setúbal “Avós – Histórias Geminadas no Quintal – “A Avó que não foi Avó” e “Canção de Embalar”; Tanxarina, da Galiza/Espanha, “A Galiña Azul” ; Dragão 7, de S.Paulo/Brasil e Jesus Puebla, de Castela e Leão, “Las Atribulaciones del Sr. Pip”.

Houve também uma “instalação/exposição” ‘Tanto Teatro! 40 edições do Fazer a Festa’, com curadoria de José Maia, onde se recordaram cartazes, programas e outros materiais gráficos do Festival e foram citados os nomes de todas as cerca de 800 companhias que nele participaram e o nome dos elementos do Teatro Art’Imagem que o organizaram.

 

Contou ainda com uma Tertúlia, “De que servem os Festivais de Teatro para a Infância e Juventude?”, onde estiveram presentes programadores, atores e outras pessoas ligadas ao teatro e público em geral, e dois lançamentos: de uma revista “Novos Cadernos do Fazer a Festa nº 4” e do mais recente livro de José Caldas, “Milagres Profanos – 50 Anos de Teatro com os Grupos Independentes Portugueses”.

Durante o Festival, e através das redes sociais, foram difundidos mais de meia centena de testemunhos auto-filmados por artistas, encenadores e outros intervenientes nestas 40 edições do Festival, recordando a sua participação.

“A todos os que nos acompanharam durante estas quarenta edições e aos espectadores e visitantes que estiveram no Fazer a Festa deste ano, bem como às entidades que nos apoiaram, um muito obrigado”, agradeceu a companhia Teatro Art’Imagem.

O festival ‘Fazer a Festa’ volta para o ano, para realizar a sua 41ª edição.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter