Exposição World Press Photo 2021 abre na sexta-feira, dia 29

A exposição World Press Photo estará patente no Fórum da Maia a partir da próxima sexta-feira, dia 29, e até 21 de novembro.

A exposição resulta do maior concurso de foto-jornalismo do mundo. A mostra realiza uma digressão mundial, apresentando as histórias que importam com a fotografia do 64º concurso anual World Press Photo.

Os vencedores foram escolhidos por um júri independente que analisou mais de 74.470 fotografias inscritas por 4.315 fotógrafos de 130 países.

Depois de ter estado patente em Oeiras, a Maia será o único outro local no país a ter o privilégio de receber esta exposição. Tudo o que de mais importante se passou no mundo em 2020 está presente nesta mostra.

Naturalmente, os impactos da pandemia Covid19 só estão visíveis na exposição deste ano, relativa às imagens do ano passado.

Destaca-se precisamente a Foto eleita como Foto do Ano: ‘The First Embrace’ (O primeiro abraço) da autoria de Mads Nissen. Na imagem vencedora, Rosa Luzia Lunardi (85) é abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, São Paulo, Brasil, no dia 5 de agosto de 2020.

Kevin WY Lee, fotógrafo, diretor criativo e membro do júri do 2021 Photo Contest descreve a fotografia vencedora: “Esta imagem icónica do COVID-19 é o memorial do momento mais extraordinário  de nossas vidas, em todos os lugares. Eu li vulnerabilidade, entes queridos, perda e separação, morte, mas, mais importante, também sobrevivência – tudo em uma imagem gráfica. Se você olhar para a imagem por tempo suficiente, verá asas: um símbolo de voo e esperança.”

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter