“Ucrânia 24.02.2022 – O dia mais longo que nunca mais acabou” é o título da exposição de fotografia que, a partir deste sábado, está patente no Teatro Municipal de Vila do Conde.
São trabalhos dos jornalistas da RTP David Araújo e Cândida Pinto.
Nesse dia, 24 de fevereiro, teve início a invasão russa à Ucrânia. “Chegou pelo norte, pelo leste e pelo sul no meio do inverno frio de 2022. Ao nível de destruição de habitações e de infra-estruturas juntou-se um número demasiado elevado de mortes, feridos , deslocados e refugiados…” e são imagens deste cenário que podem ser vistas no Teatro Municipal de Vila do Conde.
David Araújo é repórter de imagem da RTP e fez reportagens em Angola, Moçambique, China, Turquia, Estados Unidos e Venezuela, entre outros países. Recebeu vários prémios. Esteve em reportagem na Ucrânia em 2022, acompanhando o início da invasão russa e o avanço da guerra em várias zonas do país.
Cândida Pinto, jornalista, é a atual correspondente da RTP nos Estados Unidos. Ao longo dos anos foi enviada especial a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Iraque Afeganistão, Paquistão, Líbia, Líbano, Haiti, Venezuela, Kosovo, Rússia ou Ucrânia, onde esteve por quatro vezes em 2022. Recebeu vários prémios de jornalismo, tanto nacionais como internacionais.