Exposição “Mapa de Memórias da Maia” abre hoje na Biblioteca Municipal

“Histórias faladas” na Biblioteca da Maia
foto de arquivo

Celebra-se este ano a 26 de janeiro o Dia Nacional da Participação, que visa reforçar a importância da participação cívica nos modelos de governação democrática.
Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal apresenta a Exposição “Mapa de Memórias da Maia”, uma mostra realizada por Gil Moreira, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a comunidade maiata.

Esta exposição apresenta um conjunto de Mapas de Memórias que, através de ilustrações ficcionadas pelos cidadãos da Maia, se traduz num registo gráfico inovador. Com recurso à técnica de desenho à mão livre, a exposição de Gil Moreira é inspirada nos dialectrogramas de Mitch Miller.

A mostra pode ser visitada de 9 a 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal da Maia.

 

O desenvolvimento deste projeto teve como base as memórias coletivas dos cidadãos, que foram convidados pelo artista a partilharem as suas recordações e a construírem um diagnóstico colaborativo para esta exposição.

O artista Gil Moreira acredita que este trabalho reflete uma visão romântica do passado, mas também representa um enorme valor para o futuro do Município. Devido ao esforço coletivo de identificação de imagens, narrativas e vivências, a exposição poderá inspirar a construção de novos futuros para o território da Maia.
Com o intuito de ser um tributo a todos os cidadãos que participaram neste inovador processo de envolvimento na construção do Plano Diretor Municipal da Maia, a mostra “Mapa de Memórias da Maia” pretende evidenciar o valor da comunidade como um dos maiores recursos para pensar o futuro dos territórios.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter