Exposição de fotografia no Mercado das Caxinas retrata pescadores indonésios em Vila do Conde

Exposição de fotografia no Mercado das Caxinas retrata pescadores indonésios em Vila do Conde
nelayan_eduardo_martins_1_736_420

Este sábado, às 11h, o fotojornalista Eduardo Martins inaugura no Mercado Municipal das Caxinas, em Vila do Conde, a exposição de fotografia “Nelayan: Vontade em Trânsito”, que retrata a vida de cerca de meio milhar de pescadores indonésios que integram a comunidade piscatória local.

Nesta exposição, o autor apresenta um olhar contemporâneo sobre a paisagem humana das Caxinas, em Vila do Conde, onde está instalada a comunidade piscatória com maior expressão em Portugal. Visa, assim, contribuir para uma atualização dos documentos visuais do lugar e dos novos “atores” que o habitam, os pescadores indonésios, enquadrando-os naquilo que é um fenómeno transnacional.

Segundo o fotojornalista Eduardo Martins, a exposição conta com fotografias dos pescadores indonésios no seu ambiente de trabalho, mas também das suas vivências em momentos de lazer. “Vai ser uma exposição centrada em retratos. O retrato é por excelência uma fotografia mais pessoal e a ideia é fazer com que as pessoas os conheçam enquanto cidadãos daquela comunidade.”

Esta exposição tem o apoio da Câmara Municipal e da Bind`Ó Peixe – Associação Cultural. Pode ser visitada até 25 de março, de segunda a sábado das 7h00 às 19h00.

 

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter