Exposição de Cruzeiro Seixas na Galeria Julio em Vila do Conde

Exposição de Cruzeiro Seixas na Galeria Julio em Vila do Conde
cruzeiro Seixas

No próximo dia 14, pelas 16h30, a Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde inaugura a exposição “Diálogos II: Velocidade de Cruzeiro” com obras de Julio e Cruzeiro Seixas, comissariada por Bernardo Pinto de Almeida.

Depois de ter estado patente na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a exposição inédita comemorativa do centenário do nascimento de Cruzeiro Seixas, com uma seleção de mais de 140 obras apresenta-se agora em Vila do Conde, em diálogo com o artista Julio.

Na reedição em Vila do Conde, terra natal de Julio / Saúl Dias, a exposição conta também com cerca de 10 obras surrealistas de Julio. Julga-se terem sido as primeiras realizadas por um artista português, cedidas pela Fundação Cupertino de Miranda, e que fizeram parte da coleção de Cruzeiro Seixas, bem como um óleo de Julio proveniente da Galeria S. Roque, datado de 1933.

Considerado um dos principais e o último dos artistas que marcou os caminhos do surrealismo português, os desenhos de Cruzeiro Seixas de traço fino nunca se afastaram dessa linguagem estética, segundo ele “a mais avançada que o homem encontrou”, surgida no início dos anos 20, em Paris.

Os artistas são colocados em diálogo não só através da sua obra plástica, mas também da sua obra poética, com a voz de Isaque Ferreira, leitor de poesia.

A exposição estará patente ao público até 14 de agosto. No dia 28 de maio, pelas 16h30, decorre uma visita à exposição orientada por Bernardo Pinto de Almeida, comissário da exposição.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter