Estatuto editorial
RÁDIO FOZ DO AVE
(Em associação com Rádio Observador)
– A rádio acompanha a actualidade 24 sobre 24 horas, com sentido de urgência, procurando a verdade, cuidando do rigor e subordinando-se aos factos.
– Trata-se de um projecto de informação que não se deixará condicionar por interesses partidários e económicos ou por qualquer lógica de grupo. Assume a responsabilidade de escrutinar todos os poderes da sociedade. Será responsável apenas perante os seus ouvintes.
– Um projecto que não perfilha qualquer programa político, mas tem um olhar sobre o país e sobre o mundo.
– Que assume os princípios fundadores da Civilização Ocidental, derivados da antiguidade greco-romana, do Cristianismo e do Iluminismo.
– Que se orienta pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
– Que coloca a liberdade no centro das suas preocupações e defende uma sociedade aberta, com instituições respeitadoras da lei e dos direitos individuais. Acredita que o desenvolvimento harmonioso tem de ser inclusivo e não deixar ninguém para trás.
– Que deseja contribuir para uma opinião pública informada e interveniente.
– Que valoriza a controvérsia e a discussão franca e descomplexada.
– Que dispensa o sensacionalismo.
– Nos seus espaços da programação valoriza a abertura a uma cidadania interessada, informada e independente.
– Um projecto radiofónico que assume o compromisso de respeitar os direitos dos seus ouvintes, a ética profissional e os princípios deontológicos do jornalismo de acordo com o inscrito no nº 1 do artº 34 da Lei 54/2010 de 24 de Dezembro.