Esta quinta-feira há teatro no Fórum – “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”

foto cedida por Art'Imagem

Hoje às 19h00 sobe ao palco do Fórum da Maia a peça de teatro “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, pela companhia Cassandra (Porto).

É o primeiro espetáculo de um conjunto de apresentações que se aliam ao programa dos 50 anos do 25 de abril promovido pela Câmara da Maia.

Durante o ano de 2024 o Teatro Art´Imagem e a Câmara Municipal da Maia, no seguimento do protocolo existente desde há alguns anos para a divulgação, formação e apresentação de espetáculos de Teatro e artes performativas no concelho, vão dar continuidade ao programa que teve o seu início em 2020, denominado “Teatro à(s) Quinta(s), desta vez integrado no Programa Cultural das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal da Maia.

Neste âmbito, serão apresentadas quatro peças de teatro, alusivas aos antecedentes que desencadearam a revolução popular que se seguiu à quinta-feira de 25 de abril de 1974 e mudaram radicalmente Portugal. As peças terão lugar no Grande Auditório do Fórum da Maia sempre às quintas feiras e com entrada livre, nos dias 25 de janeiro, 29 de fevereiro, 30 de maio e 28 de novembro de 2024.

O primeiro espetáculo, às 19h00, de 25 de janeiro, será “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, por Cassandra (Porto).

Em fevereiro, será levada à cena “No Limite da Dor” por Lendias d’Encantar (Beja).

“Aqui se apresenta mais uma oportunidade para os maiatos e todos os espetadores de outros municípios poderem assistir a peças de teatro de qualidade levadas à cena por companhias profissionais de várias regiões do país e internacionais, juntando-se assim este ciclo “Teatro À(s) Quinta(s)” às outras atividades regulares que a Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art’Imagem organizam anualmente como o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, Programação Regular de Teatro na Quinta da Caverneira, Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores, as Oficinas de Teatro da Maia para crianças, jovens e seniores, entre outras”, refere o diretor artístico José Leitão.

No caso do espetáculo de hoje “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” apresenta-se como um título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote à peça.
«Partimos da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.
É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer. »

É um espetáculo com criação e interpretação de Sara Barros Leitão.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter