Está pronto o restauro do painel de azulejos à entrada de Vila do Conde

Está pronto o restauro do painel de azulejos à entrada de Vila do Conde
Painel de Azulejos

Está pronto o restauro do painel de azulejos “Visite em Vila do Conde” , à entrada da cidade (a partir do sul).

Um trabalho da responsabilidade do Gabinete de Arqueologia Municipal que acompanhou a obra da empresa contratada para o efeito.

Trata-se de uma peça de referência do património, produzido na Fábrica Aleluia, em Aveiro, mandada realizar pela Comissão Municipal de Turismo em 1954, com o intuito da promoção turística do concelho, à semelhança do que vinha sendo adotado noutras importantes estâncias de turismo de Portugal.

O trabalho passou agora pela limpeza dos azulejos e da sua moldura metálica, eliminando os diversos agentes biológicos que haviam colonizado aquele conjunto patrimonial. Seguiu-se a consolidação dos azulejos, através da injeção de soluções estabilizadoras das argamassas que os sustentam. Numa etapa posterior, foram colmatados os destacamentos que diversos azulejos apresentavam, que promoviam a sua fragilização e tornavam a sua leitura mais difícil. O preenchimento dessas lacunas foi realizado com materiais especiais, desenvolvidos para indústria aeroespacial, que dão maiores garantiam de resistência às condições climatéricas a que o painel de azulejos está exposto. Por fim, procedeu-se à reintegração cromática das lacunas preenchidas e criou-se, no topo dos azulejos, um dreno que irá afastar as águas das chuvas e impedir que as mesmas se infiltrem nas argamassas de suporte.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal garantiu uma maior longevidade para o conjunto azulejar, preservando um elemento patrimonial de grande importância para os vilacondenses”, considera a autarquia que tem intenção de proceder à sua classificação como Imóvel de Interesse Municipal, processo que já se encontra em execução.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter