Escolas avançam com testagem a alunos esta semana

Escola nº1 de Vila do Conde inaugurada há dois anos vai entrar em obras
Escola dos Correios

As escolas vão avançar esta semana com o processo de testagem de alunos, numa altura em que o país se aproxima do pico da quinta vaga da pandemia de Covid-19.

Segundo o Jornal de Notícias, a Associação Nacional de Diretores (ANDAEP) assinou, ontem, o protocolo com a Associação Nacional de Farmácias relativo às parcerias para os testes aos alunos.

É uma forma de legitimar o rastreio e de se abrir uma porta que DGS e DGEstE [Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares] fecharam” ao excluírem os estudantes do processo de testagem, disse Filinto Lima, presidente do organismo, citado pelo jornal.

Assim, nesta fase, as escolas vão aproveitar os quatro testes pagos pelo Estado a cada cidadão para rastrear os alunos, mas não ficou definido nenhum calendário especifico. “Cada escola decidirá de acordo com a incidência”, explicou.

A intenção é que todos os abrangidos pela escolaridade obrigatória sejam testados, num processo que será faseado e em articulação com a farmácia local, sendo necessária a autorização escrita dos pais.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter