Escola de Águas Santas recebe kit de material laboratorial

Foto Mário Santos/CM Maia

A Escola Básica e Secundária de Águas Santas recebeu esta segunda-feira, dia 2, kits de material laboratorial, no âmbito do projeto LABS Maia – Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia.

O LABS Maia é um projeto dinamizado pela Câmara da Maia, em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e o grupo farmacêutico BIAL. O objetivo deste projeto é aproximar o mundo da investigação científica das escolas, promovendo, desde cedo, o gosto pela ciência e pela literacia científica.

Na cerimónia, o diretor do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Manuel Ferreira, destacou a importância desta entrega, tendo em conta que este investimento em equipamento apresenta-se como um fator de motivação para os alunos. Manuel Ferreira considera que “um compromisso com a qualidade do ensino” fomenta “a formação de jovens curiosos, críticos e preparados para os desafios do futuro”.

O vice-presidente executivo da BIAL, Miguel Portela, salientou três pilares que considera fundamentais: “a aposta na educação, na ciência e na consistência do projeto”. Lembrou que “as sociedades mais desenvolvidas apostam fortemente na ciência”, pelo que entende que Portugal deveria caminhar para “um investimento mais estruturado neste domínio”. Por tudo isto, deixou elogios à continuidade que o LABS Maia tem tido ao longo dos anos.

Por sua vez, o diretor do i3S, Professor Cláudio Sunkel, reforçou o impacto do projeto na formação de novas gerações: “os nossos doutorados são reconhecidos internacionalmente e queremos que a ciência esteja presente no quotidiano dos mais novos desde cedo”.
O investigador afirmou ainda que “Portugal está entre os países mais fortes do mundo na produção científica” e que projetos como o LABS Maia são “fundamentais para transformar esse conhecimento em valor social e educativo”.
Já a vereadora do pelouro da Ciência da Câmara Municipal da Maia, Susana Neto, agradeceu a todos os parceiros envolvidos e destacou o papel estruturante do projeto na vida escolar: “graças aos nossos parceiros, conseguimos equipar as escolas com material de grande utilidade pedagógica, promovendo o gosto pela ciência entre os alunos”.

No encerramento da sessão, a vice-presidente da Câmara da Maia, Emília Santos, recordou o percurso do projeto, iniciado em 2018, com um protocolo tripartido entre a autarquia, a BIAL e o i3S. “Começámos por criar este protocolo que tinha como objetivo apoiar o desenvolvimento de competências nos jovens para os preparar para um mundo global e competitivo”.

Emília Santos sublinhou ainda a importância de começar cedo, lembrando que a aposta na Ciência na Maia “já começa no pré-escolar”.
Águas Santas foi a última escola a receber o kit de material laboratorial. A escolha não foi inocente. Ficou para o final porque o estabelecimento de ensino faz 50 anos de existência, mas principalmente para homenagear Manuel Ferreira, que se vai aposentar em breve, após 40 anos de direção daquele agrupamento.

A entrega dos kits laboratoriais a todas as escolas do concelho com 3.º ciclo e ensino secundário representa “uma aposta clara na Educação, como alicerce do desenvolvimento local, e no conhecimento, como motor de transformação social”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter