Escola da Prozela beneficiada e ampliada para receber mais crianças

Foto: Mário Santos/CM Maia

A inauguração da requalificação da Escola da Prozela, em Vila Nova da Telha, esta segunda-feira, realizou-se em ambiente de festa que incluiu música logo à entrada do estabelecimento de ensino.

Na intervenção incluiu-se a edificação de um polidesportivo, que só foi possível graças à doação de uma parcela de terreno por parte de Teresa Ramalho e seus irmãos.

O presidente da Câmara, Silva Tiago, agradeceu à família a generosidade que permitiu “a melhoria das condições de funcionamento para toda a comunidade escolar”.

E deixo uma promessa: “Vamos continuar a trabalhar desta forma. Nós somos muito invejados no bom sentido, somos invejados por ter. Mas nós gostamos desta inveja, que é uma inveja positiva e queremos é que todos façam como nós. Queremos é transmitir este trabalho, este cuidar, este valorizar das pessoas – dos alunos, dos professores, dos assistentes operacionais e dos pais”.

O presidente da Fapemaia, Cláudio Gonzaga, esteve presente e enalteceu o trabalho da autarquia referindo que “quem conhece a realidade nacional, não dá o devido valor ao que tem em casa e nós neste município temos uma panóplia de intervenções que estão muito acima da média nacional e isso é motivo de orgulho”.

Durante o último ano, a Câmara Municipal da Maia promoveu a realização de trabalhos de beneficiação e requalificação do espaço escolar, num investimento superior a 420 mil euros, considerando arranjos exteriores, manutenção no edifício centenário e na biblioteca, obras de reabilitação do edifício onde funciona o refeitório e construção de uma sala de jardim de infância.

O espaço exterior encontrava-se degradado, sendo que nos trabalhos executados houve a preocupação de garantir qualidade e segurança para os mais novos. Foram incluídas áreas verdes e áreas pavimentadas em betão, com a segurança da vedação de todo o recinto.

Para a prática desportiva, construiu-se um polidesportivo coberto e vedado, com a área de cerca de 90 m2, com as dimensões regulamentares e condições físicas para a prática de desportos escolares, servindo ao mesmo tempo para a prática de desporto e espaço de recreio protegido para os dias mais quentes ou de chuva.

Para garantir um espaço mais reservado às crianças do jardim de infância, pavimentou-se com borracha própria para o efeito uma área exterior de 80 m2, onde foram afixados aparelhos próprios de parque infantil, fornecidos pela associação de pais da escola de eb1 de Prozela.

O refeitório foi ampliado e ficou com a lotação adequada para receber o dobro dos utentes, passando de 50 m2 para 100 m2.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter