Entregues protocolos do Programa de Saúde Sénior 60+ do concelho da Maia

Foto ©Angélica Santos

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ chega a dois mil utentes de 25 respostas sociais do concelho da Maia.

A cerimónia protocolar para a sua implementação aconteceu na sexta-feira à tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Começou com um apontamento musical, interpretado por André Oliveira na flauta transversal, e Pedro Silva, ao piano.

É uma forma de ajudar a combater o isolamento e a solidão dos mais velhos, contribuindo ainda para convívio intergeracional.

A Câmara Municipal tem vindo a promover, desde a década de 90, um conjunto de atividades especialmente dirigidas à população idosa residente no concelho, abrangendo áreas tão diversificadas como o lazer, a cultura, a atividade física e desportiva, o encontro entre gerações, no claro objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável.

O presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, referiu que “enquanto líder desta nossa grande comunidade concelhia, cabe-me afirmar, que faz parte da minha visão estratégica para o futuro de confiança que todos almejamos, respeitar e valorizar o estatuto da população sénior do concelho, procurando através do programa Saúde Sénior 60+, promover o envelhecimento ativo, numa vida de qualidade, que seja completa e saudável em todas as dimensões da existência humana”.

O município vai continuar, através deste programa, a fazer da Maia «uma cidade amiga das pessoas idosas e uma cidade feliz».

A intervenção levada a efeito pelo Programa é abrangente, com projetos em áreas tão diversas como a saúde oral e otorrinolaringologia, a educação alimentar, a psicologia e saúde mental, o treino cognitivo, os primeiros socorros e risco de queda, o Maia Masterchef 60+, a terapia do riso e o workshop culinária 60+.

Da agenda fazem parte o Música 60+; o Dia Internacional do Idoso; o Encontro Internacional de Saúde Mental e o Café com Memória.

Existe a figura de “embaixador” do Programa, como figura motivadora da participação ativa dos idosos nas atividades, tendo o município convidado para tal o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

São parceiros académicos e científicos do programa a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Universidade da Maia, a Universidade Fernando Pessoa e o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa.

Foto ©Angélica Santos
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter