Entrega de prémios da iniciativa Maia.eMotion com distinção de jovens maiatos

Foto: CM Maia/Mário Santos

O presidente da Câmara Municipal da Maia entregou, esta quarta-feira, ao final da tarde, na sala D. Pedro IV, os prémios aos vencedores da iniciativa Maia.eMotion, levada a cabo pela EMEM, E.M., empresa municipal de estacionamento.

O primeiro prémio, uma trotinete elétrica, foi atribuído a Martim Oliveira. De acordo com o júri, o aluno do 11.º da Escola Secundária do Castelo da Maia apresentou uma proposta bastante completa, no que toca à inovação, sustentabilidade e eficácia e aplicação territorial. Tiago Pires, aluno do 8.º ano da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia ficou em segundo lugar e ganhou uma bicicleta. Ao aluno Guilherme Pinto foi ainda atribuída uma menção honrosa.

O presidente António Silva Tiago deu os parabéns aos jovens pela coragem que tiveram em participar e saudou a empresa municipal de estacionamento pela “ideia feliz” que teve e que segue em linha com aquilo que a edilidade maiata tem vindo a desenvolver, em vários níveis, no que aos modos suaves diz respeito e que “vão ser cada vez mais potenciados”.

O vencedor, Martim Oliveira, desenvolveu um resumo sobre o estado da arte de aplicação da tecnologia do hidrogénio na mobilidade. Jovem identificou de forma desprendida as vantagens e as desvantagens desta opção tecnológica, assim como o histórico de projetos na região. E, ainda, elaborou um exercício prático de aplicação da tecnologia do hidrogénio, para melhorar um subsistema de mobilidade do concelho da Maia.

Já a proposta de Tiago Pires, que ficou em segundo lugar, assenta na centralização de dados e disponibilização ao público de forma integrada e por meios digitais. Apela ao estado da arte em processos de digitalização e transporta os exemplos para a mobilidade.

O júri decidiu, ainda, atribuir uma menção honrosa ‘Cidadania’ a Guilherme Pinto, aluno do 5.º ano da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, pela proposta de extensão da ciclovia à escola que frequenta. Para reduzir a pegada carbónica, Guilherme apontou um conjunto de vantagens do ponto de vista da eficiência multimodal e da sustentabilidade.

O Maia.eMotion foi um concurso de ideias lançado pela Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, que assentou num concurso juvenil de ideias para identificar desafios, propostas, projetos e conceitos que contribuam para uma mobilidade mais sustentável e eficiente.

O intuito foi promover a consciencialização juvenil e familiar, quanto à importância de adquirir novos padrões de mobilidade descarbonizada, sustentável e eficiente/inteligente e reforçar a participação cívica e o exercício da cidadania dos jovens, envolvendo as famílias e as instituições da Maia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter