Ensaios de manutenção na LIPOR II na Maia podem ter impactos visuais e sonoros na área envolvente

Foto de Arquivo: lipor.pt

Os maiatos vizinhos da Lipor II, a Central de Valorização Energética, poderão ouvir nalguns dias, no mês de julho, ruídos que se assemelham a disparos e ver fumo branco nalgumas áreas. A LIPOR avisa que serão resultados de ensaios de verificação do funcionamento desta fábrica.

De acordo com o comunicado da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – serão realizados em julho «ensaios de verificação e funcionamento desta fábrica, necessários à manutenção da sua boa operacionalidade, e cumprindo-se o Plano Geral de Manutenção da Instalação.»

Prevê-se que este período de ensaios e a verificação decorra entre os dias 8 e 12 de julho (1ª. Fase) e entre os dias 26 e 30 de julho (2ª. Fase).

No comunicado a LIPOR explica que «será visível durante alguma parte do dia, um fumo branco em algumas zonas da cobertura, que não é mais do que o vapor de água a ser enviado para a atmosfera, bem como poderão ser ouvidos ruídos durante o dia que se assemelham a “disparos”, atendendo a que se trata de ensaios das tubagens de vapor e da turbina que produz energia elétrica.»

De acordo com a LIPOR não estão previstos «incómodos de maior para as populações das zonas limítrofes da Central de Valorização Energética», ainda assim agradece que qualquer reparo seja feito para os seguintes telefones ou endereço de e-mail:

Ecolinha Lipor (nº. gratuito): 800 200 254;

Divisão de Comunicação e Marca, Telefone: 229 770 100 e-mail: info@lipor.pt;

Central de Valorização Energética, LIPOR II, Telefone: 229 477 580 e-mail: abilio.almeida@lipor.pt

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter