A secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Rodrigues, anunciou o lançamento de “uma auscultação pública” de um plano para a conciliação entre a vida familiar e profissional e que terá um montante global até “20 milhões de euros”.
O programa Referencial para a Conciliação como Fator Competitivo – Trabalho mais Igual deverá atribuir “apoios a projetos de empresas que visem testar e ampliar medidas conciliação, flexibilização de horários, medidas de apoio a famílias e criação de sistemas de gestão entre vida familiar e profissional”, declarou a secretária de Estado. “Centralizamos esta questão nos direitos das mulheres e famílias e trazemos para a equação a produtividade, competitividade e sustentabilidade das empresas”, acrescentou.
Carla Rodrigues detalhou que “o primeiro aviso será lançado ainda este mês e o segundo no primeiro quadrimestre de 2026”. Para a candidatura, cujas primeiras propostas podem ser submetidas nos próximos dez dias e que serão analisadas à luz da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, é exigida a identificação do eixo para o qual os projetos pretendem contribuir, a descrição da ação e a identificação dos objetivos.
